Universo Tributário

Ipea mostra otimismo da maioria dos brasileiros sobre finanças PDF Imprimir E-mail
Notícias sobre Temas Diversos
28-Set-2010

 O bom momento econômico do País animou famílias brasileiras a consumirem mais.

Pesquisa feita pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta que atualmente quase 75% dos conjuntos familiares acreditam estar em melhores condições financeiras do que há um ano. Segundo Sandro Sacchet, um dos responsáveis pelo estudo, a perspectiva de melhora faz com que mais pessoas invistam o salário na compra de bens duráveis.

"Dentro dos próximos cinco anos, todos se mostram bastante otimistas em relação a manutenção do emprego, o que torna maior a expectativa da compra de bens de consumo", relata.
A pesquisa ainda aponta que 77,32% das famílias creem que estarão em melhores condições financeiras daqui a um ano. Apenas 7,56% não compactuam dessa opinião. Para a professora da escola de negócio da Uscs (Universidade São Caetano, Marlene Cárdia Laviola, os números apresentados são compatíveis com o bom momento na vida econômica nacional.
"Todos os indicadores que temos acenam para isso. Registramos neste ano o menor índice de desemprego da série histórica. O número de postos de trabalho aberto também são muito altos e temos previsão de PIB (Produto Interno Bruto) na casa dos 7%. É normal também que isso defira do ponto de vista de outros momentos eleitorais", avalia.
O grupo de brasileiros mais otimistas é o que recebe entre quatro até cinco salários-mínimos, com 85,07% esperando por situação ainda melhor no próximo ano. "Mas a média nacional foi muito alta. Não dão para enaltecer apenas uma classe de renda", completa Sacchet.
MAIS NÚMEROS
Do total de entrevistados, apenas 18% sentem-se hoje em pior situação, na comparação com o mesmo período do ano passado. Outros 8% dos pesquisados não responderam ou não souberam responder. Com relação à faixa etária, o grupo de pessoas entre os 16 e 29 anos acredita com mais veemência que estará vivendo dias melhores, com 88,89% dando essa resposta. A maioria dos otimistas está do lado feminino, já que 77,4% das mulheres acreditam em melhor situação financeira para 2011.
Fonte: Diário do Grande ABC
 
< Anterior   Próximo >
Advertisement

Enquete

Você é favor da criação de uma nova CPMF?
 

Articulistas

Sample image Francisco Gomes Artigos publicados Contato
Sample image Gustavo Barros Artigos publicados Contato
Sample imageSeja um articulista Saiba como!

Nossos Parceiros

Anuncie Aqui!

Assine nosso RSS

Charges

Produtos e Serviços

Depoimentos

Este portal é um importante instrumento para os profissionais das áreas administrativa, tributária e das finanças públicas. Aproveitem!Diego Menezes
O portal Universo Tributário surpreendeu pelo seu conteúdo disponibilizado, pela dinamicidade, pelo seu visual limpo e por ser usual. Parabéns! Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Você está aqui:Home arrow Notícias arrow Temas Diversos arrow Ipea mostra otimismo da maioria dos brasileiros sobre finanças

In Company

Cursos e Treinamentos customizados para vossa empresa.