Universo Tributário

Economia de 30% das cidades é dependente da administração pública PDF Imprimir E-mail
Notícias sobre Temas Diversos
10-Dez-2010
A maior parte delas estava localizada nas regiões Norte e Nordeste, segundo pesquisa do IBGE
 
Três em cada dez municípios brasileiros tinham em 2008 mais de um terço de sua economia dependente da administração pública. Essa proporção representa 1.832 cidades entre o total de 5.564 do território nacional naquele ano. A maior parte delas estava localizada nas regiões Norte e Nordeste.
 
A constatação é da pesquisa Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios 2008, apresentada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta aumento do peso da administração pública na economia nacional desde 2004, tendo passado de 12,6% para 13,4% em quatro anos.
 
 
De acordo com o levantamento, entre os cinco municípios onde a participação do setor na economia local superava 70% em 2008, três estavam localizados na Paraíba: Poço Dantas (70,8%), Areia de Baraúnas (70,5%) e Santarém (70,3%). Na lista de cinco municípios ainda constavam Uiramutã (RR), com 78,7%, e Santo Antônio dos Milagres (PI), com 70,8%.
 
O estudo também aponta que em todos os municípios de Roraima a máquina administrativa respondia por mais de 38,8% da geração de renda; e no estado do Amapá, com exceção de Serra do Navio, em todas as cidades o setor pesava mais de 40,3% na economia.
 
 
Brasília continuou liderando o ranking nacional de participação da administração pública no PIB entre as capitais, com 47,3% de sua economia dependendo do setor em 2008. O peso, no entanto, diminuiu em relação a 2004, quando era de 49,7%. Em seguida, aparece Macapá (AP), com 40,3%, e Boa Vista (RR), com 38,8%. Por outro lado, as capitais onde a máquina administrativa tem menor peso na economia são Vitória (ES), com 4,1%, e São Paulo (SP), com 6%.

Fonte: Abril.com

 
< Anterior   Próximo >
Advertisement

Enquete

Você é favor da criação de uma nova CPMF?
 

Articulistas

Sample image Francisco Gomes Artigos publicados Contato
Sample image Gustavo Barros Artigos publicados Contato
Sample imageSeja um articulista Saiba como!

Nossos Parceiros

Anuncie Aqui!

Assine nosso RSS

Charges

Produtos e Serviços

Depoimentos

Este portal é um importante instrumento para os profissionais das áreas administrativa, tributária e das finanças públicas. Aproveitem!Diego Menezes
O portal Universo Tributário surpreendeu pelo seu conteúdo disponibilizado, pela dinamicidade, pelo seu visual limpo e por ser usual. Parabéns! Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Você está aqui:Home arrow Notícias arrow Temas Diversos arrow Economia de 30% das cidades é dependente da administração pública

In Company

Cursos e Treinamentos customizados para vossa empresa.