Universo Tributário

A entrega do DACON à Receita Federal foi prorrogada pela terceira vez PDF Imprimir E-mail
Noticias sobre Tributação
25-Abr-2013

A informação relativa aos fatos geradores ocorridos nos meses de outubro de 2012 a março de 2013 pode ser feita até o dia 07/06/2013 .

A entrega do Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon), referente ao período de 10/2012 a 03/2013, foi prorrogada pela terceira vez.

A atual prorrogação, feita pela Instrução Normativa RFB nº 1.348/2013, foi publicada na página 42 da Seção 1 do Diário Oficial da União de 19/04/2013.

Pela norma, a entrega da DACON relativa a fatos geradores ocorridos nos meses de outubro de 2012 a março de 2013, foi prorrogada para o 5º (quinto) dia útil do mês de junho de 2013, que será o dia 07/06/2013.

A prorrogado alcança também os casos de extinção, incorporação, fusão, cisão parcial ou cisão total de empresa ocorridas nos meses de outubro de 2012 a março de 2013.

O DACON

O Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon) foi instituído pela Instrução Normativa SRF nº 387, de 20 de janeiro de 2004, em substituição ao Demonstrativo de Apuração da Contribuição para o PIS/Pasep não-cumulativo (DAPIS), instituído pela IN SRF nº 365, de 29 de outubro de 2003 , que não produziu efeitos.

A declaração é obrigatória para as pessoas jurídicas de direito privado em geral e as que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, submetidas à apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), nos regimes cumulativo e não-cumulativo, inclusive aquelas que apuram a Contribuição para o PIS/Pasep com base na folha de salários.

Atualmente, são dispensadas do cumprimento da obrigação de entrega da declaração:

  • as pessoas jurídicas imunes e isentas do imposto de renda, cujo valor mensal das contribuições a serem informadas no Dacon seja inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais);
  • as microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP) optantes pelo Sistema Nacional;
  • as pessoas jurídicas que se mantiverem inativas desde o início do ano-calendário ou desde a data de início de atividades, relativamente aos demonstrativos correspondentes aos meses em que se encontravam nessa condição;
  • os órgãos públicos, as autarquias e as fundações públicas.

O Dacon deverá ser apresentado pelo estabelecimento matriz da pessoa jurídica, até o ultimo dia útil do mês subseqüente ao término do trimestre-calendário de referência, por intermédio de aplicativo a ser disponibilizado pela Secretaria da Receita Federal na Internet.

As Prorrogações

Além desta última, a entrega da DACON haviam sido prorrogada pelas Instruções Normativas RFB nº 1.302, de 29/11/2012 e nº 1.331/2013, de 01/02/2013.

Fonte: RFB

 
< Anterior   Próximo >
Advertisement

Enquete

Você é favor da criação de uma nova CPMF?
 

Articulistas

Sample image Francisco Gomes Artigos publicados Contato
Sample image Gustavo Barros Artigos publicados Contato
Sample imageSeja um articulista Saiba como!

Nossos Parceiros

Assine nosso RSS

Charges

Produtos e Serviços

Depoimentos

Este portal é um importante instrumento para os profissionais das áreas administrativa, tributária e das finanças públicas. Aproveitem!Diego Menezes
O portal Universo Tributário surpreendeu pelo seu conteúdo disponibilizado, pela dinamicidade, pelo seu visual limpo e por ser usual. Parabéns! Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Você está aqui:Home arrow Administração Tributária arrow Noticias sobre Tributação arrow A entrega do DACON à Receita Federal foi prorrogada pela terceira vez

In Company

Cursos e Treinamentos customizados para vossa empresa.