Universo Tributário

Educação: CNM divulga a lista dos municípios que não possuem IDEB PDF Imprimir E-mail
Notícias sobre Administração Pública
22-Set-2008

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga lista de municípios a lista dos municípios que não possuem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2007.

A divulgação da lista de municípios é importante para que os gestores municipais possam cobrar do Governo Federal a inclusão dos seus municípios no cálculo desse importante indicador e acompanhar os avanços obtidos com os investimentos em educação.

A CNM apresentou, no início do mês de setembro/2008, um levantamento que indica a existência de 537 municípios sem IDEB.

Esses municípios ficaram de fora da estatística, pois o cálculo do índice combina os dados do rendimento escolar com o desempenho dos alunos na Prova Brasil, que avalia somente a rede pública urbana de ensino. Dessa forma, locais com alto índice de escolas rurais, ficam foram do cálculo.

O IDEB foi criado em 2007 e funciona como um termômetro da qualidade do ensino, Além disso, também tem sido utilizado para orientar a distribuição de verbas para a educação estadual e municipal e para o direcionamento de políticas públicas educacionais. Assim, ter esse indicador é relevante para o país e para todas as escolas indistintamente.

Com o intuito de buscar uma solução para os municípios que não possuem o IDEB, a CNM solicitou ao Ministério da Educação (MEC) providências com vistas a incluir todos os municípios, especialmente os rurais, no processo de avaliação da Prova Brasil, para que dessa forma, essas redes de ensino tenham o índice calculado.

Fonte: Agência CNM

 
< Anterior   Próximo >
Advertisement

Nossos Parceiros

Anuncie Aqui!

Assine nosso RSS

Charges

Produtos e Serviços

Você está aqui:Home arrow Notícias arrow Administração Pública arrow Educação: CNM divulga a lista dos municípios que não possuem IDEB

In Company

Cursos e Treinamentos customizados para vossa empresa.