Universo Tributário

Universo Tributário
Refinanciamento de dívida com o município de Fortaleza começa hoje PDF Imprimir E-mail
Noticias sobre Tributação
11-Set-2017

Contribuinte pode obter desconto de até 100% em juros e multas no pagamento à vista

Contribuintes de Fortaleza que estão em débito com o Fisco Municipal podem a partir de hoje aderir ao programa de Regularização Fiscal de Fortaleza (PRFor 2017). Este será o último refis dos próximos três anos, segundo a Lei nº 10.607/17. Pagamentos à vista até o dia 29 têm desconto de até 100% em multas e juros. Também é possível parcelar em até 30 vezes com descontos menores.

Uma das novidades do refis deste ano é que o contribuinte poderá acessar seus débitos e fazer a negociação dentro do próprio portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br). A consulta é feita pelo nome e número do CPF. Para parcelamento, no entanto, é preciso informar também CNPJ (no caso de empresas), inscrição administrativa e endereço residencial (correspondência). O atendimento também pode ser feito de segunda à sexta-feira, em três postos sob a coordenação da Procuradoria Fiscal e da Procuradoria da Dívida Ativa. São estes: na sede da PGM, na Aldeota, na Sefin do Centro ou no posto da Secretaria no shopping Del Paseo.

Poderão ser renegociados débitos relativos ao Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) com fatos geradores registrados nos sistema da Procuradoria Geral do Município (PGM) até 31 de dezembro de 2016 e também para os que estão inscritos na Dívida Ativa do Município.

O desconto de 100% sobre as multas e juros de mora da dívida vale para pagamentos à vista efetuados até o dia 29. Caso o pagamento seja realizado até 31 de outubro, o percentual do desconto cai para 90% e se for feito até 30 de novembro, o desconto passa a ser de 80%.

Para quem pretende parcelar, é oferecido desconto de 60% em multas e juros para pagamentos em até doze vezes; de 50% se for em 24 meses; e de 40% para quem parcelar em 30 meses. O valor mínimo das parcelas deve ser de R$ 100. Em todos os casos, após a primeira parcela paga, os valores parcelados serão corrigidos mensalmente pela taxa Selic.

“O objetivo do Refis é amenizar junto aos contribuintes os efeitos da crise econômica, facilitando a regularização de seus débitos junto ao Município, oferecendo descontos e parcelamentos dos mesmos”, afirmou a chefe da Procuradoria Fiscal da PGM, Valéria Moraes.

Parcela programada

Dívidas com valor superior a R$ 100 mil, só poderão ser renegociadas de forma parcelada pelo programa se efetuado pagamento à vista de 20% do valor total. O programa também oferece 100% de perdão em dívidas de IPTU para clubes de futebol e sociais caso se comprometam a pagar o imposto dos imóveis nos próximos 10 anos, sem atraso maior que 90 dias e cedam suas instalações para a Prefeitura de Fortaleza utilizar na realização de atividades sociais, esportivas e culturais.

Pelas regras, em caso de descumprimento, o terreno alvo do imposto poderá passar para o controle da gestão municipal em se tratando de clubes sociais. Já os clubes esportivos terão como penalidade o repasse para a Prefeitura de 40% dos valores obtidos com os direitos de transmissão dos clubes. Com informação de O Povo Online.

 
< Anterior   Próximo >
Advertisement

Enquete

Você é favor da criação de uma nova CPMF?
 

Articulistas

Sample image Francisco Gomes Artigos publicados Contato
Sample image Gustavo Barros Artigos publicados Contato
Sample imageSeja um articulista Saiba como!

Nossos Parceiros

Anuncie Aqui!

Assine nosso RSS

Charges

Produtos e Serviços

Depoimentos

Este portal é um importante instrumento para os profissionais das áreas administrativa, tributária e das finanças públicas. Aproveitem!Diego Menezes
O portal Universo Tributário surpreendeu pelo seu conteúdo disponibilizado, pela dinamicidade, pelo seu visual limpo e por ser usual. Parabéns! Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Você está aqui:Home

In Company

Cursos e Treinamentos customizados para vossa empresa.