Universo Tributário

Mais de 3 mil municípios têm perdas no Fundeb este mês PDF Imprimir E-mail
Notícias sobre Finanças Públicas
01-Mai-2009

Cerca de 65% dos municípios brasileiros sofrerá redução no valor do Fundeb neste mês de abril, em razão do ajuste promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

O ajuste se deve à revisão dos valores repassados no período de 1º de janeiro a 8 de março de 2009.  Nesses três primeiros meses os repasses haviam sido realizados com base nos coeficientes de matrícula de 2008.

Com essa mudança, 3.600 municípios terão um débito de R$ 248,1 milhões em suas contas, enquanto outros 1.961 serão beneficiados com crédito de R$ 146,2 milhões.

Esses débitos atingirão as prefeituras em um momento de crise em que a maioria delas já está sofrendo com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e com as retenções abusivas realizadas pela Previdência nos repasses do Fundo.

Segundo Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), esse prejuízo para 65% dos prefeitos só ocorre porque o governo federal, novamente, não cumpriu a Lei do Fundeb, que manda publicar as estimativas de receita com base nas matrículas dos municípios até 31 de dezembro.

"Se o prazo fosse respeitado, os municípios estariam recebendo os recursos do Fundo desde janeiro de acordo com suas matrículas de 2009 e não teriam que sofrer esse impacto financeiro num momento de crise que preocupa a todos", reforça Ziulkoski.

Por esta razão, os prefeitos e prefeitas deverão reorganizar seus planejamentos e orçamentos municipais tanto em relação aos créditos como aos débitos realizados.

Para efetivação do acerto financeiro, o Banco do Brasil está realizando estornos do total de recursos recebidos entre janeiro a março, para em seguida lançar os créditos totais desse período já corrigidos com base nos novos coeficientes da matrícula.

Fonte: CNM

 
< Anterior   Próximo >
Advertisement

Nossos Parceiros

Anuncie Aqui!

Assine nosso RSS

Charges

Produtos e Serviços

Você está aqui:Home arrow Notícias arrow Finanças Publicas arrow Mais de 3 mil municípios têm perdas no Fundeb este mês

In Company

Cursos e Treinamentos customizados para vossa empresa.