Universo Tributário

Comissão discute endividamento de municípios com INSS PDF Imprimir E-mail
Notícias sobre Finanças Públicas
25-Ago-2009

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara promove audiência pública nesta terça-feira (25/08) para analisar o endividamento previdenciário dos municípios. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios, essa dívida é de aproximadamente R$ 22 bilhões.

Segundo o deputado Manoel Junior (PSB-PB), que propôs o debate, na avaliação dele a dívida dos Municípios com o INSS é impagável, mesmo com a edição da Medida Provisória 457.

A MP 457/09 - aprovada pela Câmara em junho - deu origem à Lei 11.960/09, que concedeu novo parcelamento de dívidas aos municípios.

Manoel Junior explica que, em dezembro de 2008, os municípios retiveram R$ 159 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para pagamento de parcelas de amortização da dívida com o INSS. "A situação é gravíssima porque nesse momento estamos com o agravamento da crise para os municípios que tiveram perdas reais do FPM, de 12,57% nesses três primeiros meses do ano", lembra o parlamentar, que é presidente da Subcomissão Permanente de Assuntos Municipais.

Ainda de acordo com a Confederação dos Municípios, cerca de 28% das cidades brasileiras têm irregularidades previdenciárias.

Foram convidados para participar do debate os ministros da Previdência, José Pimentel, e da Fazenda, Guido Mantega; o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo; e o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski.

A audiência será realizada no plenário 6 às 14h30.

Fonte: Agência Câmara

 
< Anterior   Próximo >
Advertisement

Nossos Parceiros

Anuncie Aqui!

Assine nosso RSS

Charges

Produtos e Serviços

Você está aqui:Home arrow Notícias arrow Finanças Publicas arrow Comissão discute endividamento de municípios com INSS

In Company

Cursos e Treinamentos customizados para vossa empresa.